O QUE É?
O ácido retinoico, também conhecido como Tretinoina, retinol é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento do envelhecimento da pele.
COMO FUNCIONA?
As estrias são cicatrizes decorrentes do rompimento de fibras elásticas ocasionado pelo estiramento excessivo da pele, seja por causa da gravidez, ganho de peso abrupto, crescimento puberal, entre outros.
No tratamento de estrias, o ácido retinoico promove a renovação das células e estimula a formação de colágeno melhorando o aspecto dessas lesões na pele e tornando-as praticamente imperceptíveis, pois reduz seu tamanho, espessura e melhora sua tonalidade em relação à cor da pele.
Pode ser utilizado para tratar os dois tipos de estrias: as vermelhas, que são lesões recentes e as mais antigas, de coloração esbranquiçada. Além disso, ele também pode ser usado em outros tratamentos.
ATENÇÃO!
Como o produto deixa a pele mais sensível ao sol, o ideal é usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou superior, caso contrário, a exposição da pele ao sol durante o tratamento pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.
Outra observação importante é que qualquer produto com ácido retinoico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.
O ácido retinoico pode afetar a formação do feto, por isso a substância é totalmente proibida na gestação. Na amamentação, é possível usá-lo, mas prefere-se que seja após o bebê completar seis meses, pois já terá um peso maior e absorverá menos as substâncias presentes no leite materno.
VANTAGENS
• Melhora de até 50% no aspecto geral das estrias e são necessárias, em média, cinco sessões, sendo que os primeiros resultados podem ser vistos a partir da segunda sessão.
• Tratamento eficaz em rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele.